Marco Lucchesi: estética do interdisciplinar (prólogo)

Fui desde sempre um leitor radical de cartas, diários, literatura de viagem e de outras formas da assim chamada literatura menor. Como precisasse descobrir a todo o custo o que sentiram, viveram e sofreram meus autores prediletos. Como precisasse compreender, através de suas vidas, a precariedade da existência. Como precisasse olhar para um mundo esquálido e me espantasse ao encontrar vida entre as ruínas.

Marco Lucchesi, Saudades do Paraíso (1997)

Marco Lucchesi é um escritor que ousa se organizar poeticamente.  Isso se deve a uma harmonia interior refletida na arquitetura, sonora-oscilante,  de  suas  obras que dialogam com a pluralidade e, sobretudo, com a liberdade. Seus livros atravessam as mais diversas áreas do conhecimento e das artes. Mas não somente. Lucchesi lapida os abismos de Babel desafiando os limites da linguagem. Mergulha e desliza, corajosamente, nas profundezas de sua própria solidão. Com isso seus leitores se sentem únicos e seduzidos diante da grandiosidade de um universo labiríntico. Antes insondável e inanalisável.

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Seu conjunto de obras tem sido objeto específico de pesquisas, temas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, seminários e cursos de extensão em diversas universidades, redes municipais, estaduais e federais públicas na formação continuada de professores. Assim como seminário avançado temático, integrante de matrizes curriculares, nos programas de pós-graduação stricto sensu, na área da Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo.

Destaque-se um grupo de pesquisa denominado Marco Lucchesi: Práticas das Transformações Silenciosas, ligado ao CNPq, cujo objetivo específico mais importante, é, justamente, por meio de estudos teóricos e práticos, evidenciar a importância do escritor nas mais diversas áreas do conhecimento.

O conjunto de obras de Marco Lucchesi tem proposto de forma fundamentada, na teoria e na prática, clubes de leitura em escolas públicas e privadas, bibliotecas, que instigam, entre outras coisas, reorganização e atualização constante de procedimentos e estratégias que estimulem a formação de novos leitores. 

Em se tratando de um escritor vivo e contemporâneo, a Fortuna Crítica de Marco Lucchesi é digna de ser destacada. Integram-na uma pluralidade de tipologias textuais, tais como: livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado, ensaios experimentais, artigos acadêmicos, resenhas publicadas em jornais e revistas acadêmicas ou populares, no Brasil e no exterior. Inúmeras coletâneas e livros com foco exclusivo no conjunto de obras do autor.

Esta Fortuna Crítica, ou seja, uma coletânea de textos sobre o conjunto de obras de Marco Lucchesi, não é a primeira que organizo. Ela possui inúmeros antecedentes.  Contudo, com o mesmo objetivo: mostrar aos leitores, de forma fundamentada, a riqueza literária de um escritor brasileiro contemporâneo, que se destaca, inclusive no exterior, não somente pela erudição e poeticidade. Transita, com originalidade, pelos mais variados gêneros, literários e outros registros por nos valer de uma terminologia inexata, mas que nos aproxima da habitual inventividade proposta e sonhada por Marco Lucchesi. Os ensaios sobre o poeta foram, gradativamente, construídos pelos autores, das mais diversas formações, conforme os leitores vão observar. Cada um deles escolheu, enfrentando desafios dos mais diversos, uma obra ou várias obras de nosso poeta.

Ana Maria Haddad Baptista

Sobre a organizadora

Ana Maria Haddad Baptista é graduada em Letras. Mestrado e doutorado em Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutoramento em História da Ciência, Universidade de Lisboa e PUC/SP onde se aposentou. Professora e pesquisadora da Universidade Nove de Julho de São Paulo nos programas de pós-graduação stricto sensu nos programas de Educação. Possui diversas publicações de livros e ensaios no Brasil e no exterior. Colunista mensal das revistas Humanitas e Nova Escrita, ambas pela Editora Escala. É resenhista da revista Le Monde Diplomatique.

Autores:

Carminda Mendes André – Pesquisadora de arte contemporânea em espaços públicos e possíveis interfaces com o ensino das artes em espaços formais e não formais. Tem bacharelado em Teatro pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Filosofia pela USP (1997), Doutorado em Educação pela USP (2007), Pós-doutorado em História pela UNICAMP (2010). Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias Cnpq.

Luciano Fiscina – Graduado em Psicologia pela Universidade Mackenzie (2004), Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2007), Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP (2011). É autor de publicações em periódicos Qualis na interface Psicologia e Humanidades; autor da antologia 100 poemas em 100 noites: prosa poética sobre o amor, o espaço e o tempo. Coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Unisepe (Registro, SP). Professor acadêmico do Curso de Psicologia da FMU (SP) e do Centro Universitário Unianchieta (Jundiaí). Membro do grupo de pesquisa do CNPQ – Filosofia da Ciência e Psicologia.

Karine Simoni – Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no curso de Letras/Italiano e na Pós-graduação em Estudos da Tradução. Pós-doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019-2020). Graduada e mestre em História. Graduada e doutora em Letras pela UFSC.

José Eduardo L. F. Ferreira – Mestre em Literatura Portuguesa pela FFLCH – USP. Professor de Literatura no Colégio Catamarã e de Produção Textual no Colégio Salesiano Santa Teresinha.

Joel Rosa de Almeida – Doutorando na FFLCH-USP. Autor de A experimentação do grotesco em Clarice Lispector (Edusp/Nankin, 2005).

Júlio César Augusto do Valle – Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2012), onde também se titulou Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação. Durante os dois últimos anos da graduação participou do primeiro grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de São Paulo, campus da Capital na Escola de Aplicação. Em 2014, atuou como coautor do caderno de Grandezas e Medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). Desde 2012, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm), da Faculdade de Educação da USP. Atua na formação de professores no Instituto Superior de Educação de São Paulo (ISESP). Em janeiro de 2017, tornou-se Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba. Em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas.

Ricardo de Souza – Graduado em Tecnologia pela FATEC-SP, Licenciado em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Educação pela FE- USP. Gestor público da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Karla Roberta Brandão de Oliveira – Doutora em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), da linha Educação Popular e Culturas. Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Shirlei Aparecida Alves Tarzia – Doutora em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho – (Uninove). Mestrado em Educação (Uninove). Especialização em Literatura Moderna e Contemporânea – Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo). Especialização em Estrutura textual e gramatical da Língua Portuguesa (Uninove). Graduação em Letras Português/Inglês (Unicastelo). Lecionou no curso de Letras – Faculdade Guaianás. Foi Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo.

Débora Ramos – Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ). Doutora em Literatura Comparada (UERJ). Pesquisadora da produção escritural do autor Marco Lucchesi. Atuou no corpo editorial de suplementos culturais e revistas eletrônicas de temática literária. Leciona na rede educacional do Rio de Janeiro. Publicou os livros O século XIX no XXI: a composição ficcional de Marco Lucchesi em O dom do crime (Editora BT Acadêmica) e Marco Lucchesi e Os olhos do deserto: a experiência poética do caminhante (Editora BT Acadêmica).