Ana Maria Haddad Baptista tem graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, pós-doutorado em História da Ciência pela PUC/SP e pela Universidade de Lisboa (FAPESP).

Como professora, atuou em diversas escolas públicas estaduais e municipais. Durante seis anos, conduziu um programa diário, na Rádio TUPI e na Rádio Record, sobre literatura e língua portuguesa.

De 2004 a 2008, coordenou a Especialização em História da Ciência da PUC-SP.

Foi, por 10 anos, pesquisadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP. Aposentou-se por esta mesma Universidade em 2004, tendo orientado diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado.

De 2009 a 2018, integrou o quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade) da Universidade de Lisboa. Foi Coordenadora de Cursos do Instituto Cronos de São Paulo durante 06 anos.

De 2012 a 2014, integrou a Sociedade Internacional dos amigos de Nikos Kazantzakis (SIANK, Suíça). Também integrou a Associação Entre Séculos (Dimensões de Memória), coordenada por Ana Luísa Janeira (Portugal).

Durante 6 anos, foi coordenadora geral de várias coleções da editora Arte-Livros Brasil. Também foi diretora de uma coleção de alcance internacional da editora Apenas, de Portugal.

Integrou vários projetos de pesquisa, entre eles, OBEDUC (CAPES). Conduz o grupo de pesquisa Educação: Tempo-Memória / Marco Lucchesi: práticas das transformações silenciosas (certificado pela UNINOVE e pelo CNPq). Também lidera a linha de pesquisa do PROGEPE: Metodologias de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas.

Foi colaboradora (pela UNINOVE) do Projeto GLOCADEMIS: Glocal Languages and Intercultural Responsibility in a Postcolonial Global Academic World: Power Relations Between Languages/Cultures Within and Between Research Groups, sob a Coordenação da Profa. Dra. Maria Manuela Guilherme.

De 2017 a 2019, foi editora da revista científica Dialogia (UNINOVE). De 2008 a 2020, colunista mensal da revista Filosofia, Ciência e Vida (doravante revista Humanitas da ed. Escala). De 2018 a 2020, colunista da revista Língua e literatura.

Integra o comitê científico do Journal of Humanistic and Social Studies da Faculdade de Ciências Humanas de Arad (Romênia) e a Associação Gandaia de Cultura de Costa Caparica (Portugal).

Integra a comissão científica da revista da FUNDARTE e a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII), do Rio de Janeiro. É colaboradora do Projeto Prazer de Ler da Câmara dos Deputados de Brasília.

É colaboradora da Revista EccoS (UNINOVE), colunista mensal das revistas Humanitas e Nova Escrita (Editora Escala). Resenhista da Revista Le Monde Diplomatique. Colunista mensal das revistas Humanitas Nova Escrita, ambas pela Editora Escala. É resenhista da revista Le Monde Diplomatique.

Ana Maria Haddad Baptista atua na interface entre educação, literatura, filosofia e ciências. É autora de dezenas de livros, artigos, resenhas e ensaios, publicados no Brasil e no exterior.

Pela Átopos Editorial, publicou Marco Lucchesi: estética do interdisciplinar (2023).